Cacoal terá dia “D” de combate a Hanseníase
A Secretária de Saúde de Cacoal promoverá nos próximos dias 27 e 29 de Janeiro, o dia “D” de combate a Hanseníase. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas sobre a doença e alertar para a importância do tratamento e acompanhamento do paciente.
Os atendimentos à população serão realizados no dia 27 na Unidade Básica de Saúde Cristo Rei e no dia 29 na Unidade Luiz Moreira das 7:00 da manhã até as 5:00 tarde.
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Os sintomas incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, caroços e placas em qualquer local do corpo. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e eventualmente outros órgãos.
O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.
Rondônia apresenta uma média de 50 pessoas com hanseníase para cada 100 mil habitantes, sendo considerado um estado hiperendêmico para a doença. Segundo a Enfermeira e Coordenadora da ação, Regina Ferreira, “Cacoal está entre os 13 municípios que apresentam alta prevalência, pois, tem clima propício para a proliferação da doença”.
O tratamento da hanseníase dura entre seis meses a um ano, de acordo com a intensidade da doença.
Prefeitura de Cacoal
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário